Governo Clécio, representado pela Secretária Estadual de Educação, Sandra Casimiro, assina acordo de cooperação em educação transfronteiriça

Governo Clécio, representado pela Secretária Estadual de Educação, Sandra Casimiro, assina acordo de cooperação em educação transfronteiriça

Por Redação 

 

O governo Clécio Luís, representado pela secretária estadual de Educação, Sandra Casimiro, firmou um Acordo de Cooperação em Educação Transfronteiriça entre a cidade de Oiapoque, a 577 quilômetros de Macapá, e a de São Jorge, uma comuna do departamento de ultramar da Guiana Francesa.

 

Segundo Casemiro, o objetivo do acordo é fomentar uma educação intercultural que, não apenas promova a troca de saberes, mas, também, a construção de uma cidadania transfronteiriça sólida, que reconheça e valorize as diversas culturas e línguas existentes ao longo da fronteira.

"A partir deste momento, estaremos empenhados em fortalecer os laços de amizades transfronteiriços, incentivando o intercâmbio entre alunos e professores de ambos os lados da fronteira, promover ações de formação docente voltado para as práticas interculturais nas escolas de educação básica", esclareceu ela. 

A assinatura do acordo teve como objetivo fortalecer os laços entre as cidades gêmeas, valorizando a relevância estratégica e social da fronteira que liga o Brasil à União Europeia. As instituições de ensino localizadas na fronteira passarão a fomentar iniciativas conjuntas nas áreas educacional, cultural e científica entre as duas regiões da Amazônia.   

Conforme Sandra Casemiro, esta será uma etapa crucial para identificar e incorporar a diversidade cultural e linguística das comunidades fronteiriças em nossos sistemas de ensino. "O compartilhamento de conhecimentos e vivências entre Brasil e Guiana Francesa irá impulsionar uma educação intercultural atenta às particularidades locais", explicou a secretária.

O acordo tem como metas principais a promoção de práticas pedagógicas focadas na interculturalidade, o incentivo à mobilidade de professores e alunos entre as duas cidades, além da valorização dos conhecimentos etnográficos das comunidades locais. A proposta também inclui o estabelecimento de um calendário contínuo de atividades educativas e a produção de produtos técnico-científicos que divulguem as experiências adquiridas durante a colaboração.