Governo Clécio, representado pela Secretária Estadual de Educação, Sandra Casimiro, assina acordo de cooperação em educação transfronteiriça

Por Redação
O governo Clécio Luís, representado pela secretária estadual de Educação, Sandra Casimiro, firmou um Acordo de Cooperação em Educação Transfronteiriça entre a cidade de Oiapoque, a 577 quilômetros de Macapá, e a de São Jorge, uma comuna do departamento de ultramar da Guiana Francesa.
Segundo Casemiro, o objetivo do acordo é fomentar uma educação intercultural que, não apenas promova a troca de saberes, mas, também, a construção de uma cidadania transfronteiriça sólida, que reconheça e valorize as diversas culturas e línguas existentes ao longo da fronteira.
"A partir deste momento, estaremos empenhados em fortalecer os laços de amizades transfronteiriços, incentivando o intercâmbio entre alunos e professores de ambos os lados da fronteira, promover ações de formação docente voltado para as práticas interculturais nas escolas de educação básica", esclareceu ela.
A assinatura do acordo teve como objetivo fortalecer os laços entre as cidades gêmeas, valorizando a relevância estratégica e social da fronteira que liga o Brasil à União Europeia. As instituições de ensino localizadas na fronteira passarão a fomentar iniciativas conjuntas nas áreas educacional, cultural e científica entre as duas regiões da Amazônia.
Conforme Sandra Casemiro, esta será uma etapa crucial para identificar e incorporar a diversidade cultural e linguística das comunidades fronteiriças em nossos sistemas de ensino. "O compartilhamento de conhecimentos e vivências entre Brasil e Guiana Francesa irá impulsionar uma educação intercultural atenta às particularidades locais", explicou a secretária.
O acordo tem como metas principais a promoção de práticas pedagógicas focadas na interculturalidade, o incentivo à mobilidade de professores e alunos entre as duas cidades, além da valorização dos conhecimentos etnográficos das comunidades locais. A proposta também inclui o estabelecimento de um calendário contínuo de atividades educativas e a produção de produtos técnico-científicos que divulguem as experiências adquiridas durante a colaboração.